Com as novas tecnologias no mercado e acompanhando está evolução, cada vez mais se faz necessário a implantação do uso do certificado digital para sua empresa. O seu funcionamento consiste em uma assinatura digital eletrônica para seu CPF ou CNPJ com validade jurídica com intuito de garantir maior segurança nas transições na internet junto aos órgãos públicos e outros serviços
No mercado há diversos tipos de certificado digital, no entanto destaca-se:
- e-CPF: para pessoa física. Utilizado para entregar, por exemplo, a declaração de Imposto de Renda;
- e-CNPJ: para empresas. Utilizado comumente para emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e).
Confira alguns dos benefícios para obtenção de um certificado digital.
Facilidade com o Imposto de Renda
Com o certificado digital, o contribuinte consegue acessar facilmente os dados para envio do Imposto de Renda pessoa física ou jurídica, além de possibilitar de forma mais fácil e rápido, extrato detalhado da declaração para consultar se há alguma divergência.
Menos burocracia no trabalho
Com o uso do certificado digital também é possível utilizar serviços de cartórios digitais, criar procurações eletrônicas, reconhecer firma tudo através de sua assinatura digital.
Agilidade dos processos
Através do certificado digital é possível efetuar os processos com mais agilidade. A emissão e assinatura de documentos fiscais e declarações, justamente pois a partir do momento que você possuir um certificado digital, todos seus dados ficam armazenados no cartão ou token trazendo a possibilidade de fazer diversas transações importantes através de poucos cliques.
Segurança nas transações online
A assinatura é criptografada, desse modo é muito difícil ser falsificada. É aceita somente se for reconhecida por alguma autoridade certificadora, então não tem como fraudar o documento e ninguém poderá se passar por outra pessoa.
Acesso ao e-CAC da Receita Federal
Usando o certificado digital, a empresa ou a pessoa física consegue resolver a maioria dos problemas ou situações de dentro de sua empresa. Basta acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) para conseguir organizar dados cadastrais, emitir a segunda via do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), agendar atendimento nas unidades da Receita Federal, entre outros.
Caso seja do seu interesse entre em contato conosco para que possamos orientar sobre o processo de solicitação e custos para emissão desse documento.